quarta-feira, 12 de junho de 2013

PARLAMENTO DOS JOVENS 2013 (APÓS PARTICIPAÇÃO NA SESSÃO NACIONAL)


Alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária de Pinhal do Rei participaram na Sessão Distrital de Leiria, do Parlamento dos Jovens, e foram apurados para representar o distrito, juntamente com outras três escolas, na Sessão Nacional que se realizou nos dias 27 e 28 de maio de 2013.
- Rita Lourenço de Sousa - 11ºA
- Diogo Alexandre Pereira Salvador - 11º D
- Cátia Alexandra Martinho Henriques - 12º A








ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHAL DO REI ELEITOS PARA A SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS
No dia 5 de março de 2013, três alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Pinhal do Rei participaram na Sessão Distrital da iniciativa “Parlamento dos Jovens” subordinada ao tema “O jovens e o emprego: que futuro?”.
Tudo começou com um debate na escola, no dia 16 de janeiro, com o deputado Valter Ribeiro, também presidente da Junta de Freguesia de Pataias e presidente da casa do Benfica, também de Pataias. Colocámos questões ao deputado e participámos num pequeno debate, que envolveu todas as turmas de secundário da escola. Com a experiência do debate em mente, começámos por formar listas, com a expectativa de prosseguirmos neste projeto.
Apresentámos, posteriormente 3 medidas ou propostas de solução para os problemas investigados, relacionados com o tema, que gostaríamos de ver aprovadas na Assembleia da República.
Candidatou-se apenas a nossa lista e organizámos um debate para discutirmos as medidas propostas.
A 21 de janeiro, uma vez que apenas se apresentou uma lista, não se realizaram as eleições, tendo ficado apurados para a sessão escolar os 10 elementos da nossa lista única.
A 22 de janeiro realizou-se a Sessão Escolar: os nossos dez deputados argumentaram e debateram para apresentarem as suas propostas e para serem eleitos para defender o Projeto de Recomendação da Escola sobre “Os jovens e o emprego: Que futuro?” (redigido nesta sessão) na Sessão Distrital em Leiria. Seguidamente realizou-se a eleição dos deputados que representaram a escola na sessão distrital: o Diogo Salvador e a Rita Sousa e, como suplente, a Cátia Henriques.
Como já foi referido, a sessão distrital ocorreu no dia 5 de março, no auditório do IPJ, em Leiria.
A sessão começou às 9 da manhã, com a participação, no total, de 21 escolas do distrito. De acordo com a ordem de trabalhos, prosseguiu-se com um debate com o deputado Dr. Pedro Pimpão. Foram colocadas diversas questões, uma por cada escola.
Seguiu-se a apresentação das medidas dos projetos de recomendação das várias escolas, medidas essas que propunham a resolução do problema do desemprego entre os jovens. As medidas mais frequentes tiveram que ver com a necessidade da implementação do empreendedorismo nas escolas, bem como o desenvolvimento do setor primário: agricultura e pesca.
De seguida, os deputados efetivos votaram no projeto de recomendação, sendo o eleito o que pertencia à Escola Secundária de Pombal, para que depois as comissões propusessem propostas alterações às medidas.
Por fim, foram eleitas as escolas que representaram o distrito de Leiria na Sessão Nacional, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de Maio. As escolas eleitas foram as seguintes: Escola Pinhal do Rei e Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, ambas da Marinha Grande, bem como a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria e a Escola Secundária de Pombal.
Gostaríamos de felicitar todas as escolas eleitas para representarem o distrito de Leiria e um especial parabéns à nossa Escola Pinhal do Rei.                                          

Cátia Henriques