terça-feira, 16 de abril de 2013

NOS @ EUROPE


A Escola Secundária de Pinhal do Rei participou no passado dia 3 de abril, quarta-feira, na fase regional do concurso Nos@Europe, dinamizado pela Universidade de Aveiro, no âmbito do concurso NOS@EUROPE, uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro de Informação Jacques Delors.

Na sessão participaram 2 equipas, em representação da nossa escola e da ESACD, que focaram a sua atenção em torno do tema escolhido para este ano, "Que meios para o nosso futuro: O Próximo Quadro Financeiro da União Europeia e os efeitos da PAC".
A fase regional foi dividida em quatro provas, realizadas primeiramente pela equipa da ESPR e depois pela ESACD, segundo ditou o sorteio realizado no final da sessão de abertura.
Após a realização de uma info-estafeta, no exterior da escola, durante a qual os alunos tiveram de responder a um vasto leque de questões sobre o tema do concurso, as equipas regressaram ao auditório da ESACD, para a prova de debate.
A ESPR que se focou nos efeitos da Política Agrícola Comum, teve como orador convidado o professor Eduardo Francisco, licenciado em Economia, que durante cerca de 15 minutos deu vários esclarecimentos sobre a aplicação e objetivos da PAC, implementada em 1962 para garantir o abastecimento regular de géneros alimentícios.
Seguiu-se a prova de teatro, com a equipa da ESPR a abordar a temática do novo quadro comunitário de apoio através de uma emissão fictícia do programa televisivo "Pensar o Futuro". Dois eurodeputados, um agricultor e um estudante de Psicologia trocaram entre si ideias e "mimos" sobre o tema em análise.
Antes da derradeira prova, de culinária, houve tempo para uma demonstração por parte das claques de ambas as equipas: pela ESPR o grupo "Viajantes Europeus", ao passo que a Calazans apresentou o "Tócandar".
Na prova de culinária, a ESPR confecionou o tradicional coelho com arroz de ervilhas, numa clara alusão às raízes dos marinhenses, e para sobremesa creme de pinhão, também típico da região.
Todas as provas foram avaliadas por um júri composto por dois representantes da  da Universidade de Aveiro, da Autarquia marinhense e do Jornal da Marinha Grande.


Adaptado de Carla Fragoso, Jornal da Marinha Grande,11 de abril de 2013